sábado, 28 de março de 2009

O verdadeiro segredo é uma idéia brilhante.

“Penso. Logo, desisto”. Essa frase é uma adaptação de um famoso raciocínio lógico de um pensador das antigas, o Descartes. Ela representa o sentimento da maioria das pessoas no que diz respeito a: Ter idéias vs Colocá-las em prática.

“Ah… Mas o Fulano ficou rico e famoso porque teve uma idéia brilhante“.

ERRADO

O Fulano ta nadando no dinheiro, almoçando com gente importante e dando palestras porque colocou a idéia brilhante dele em prática.

Mas tem um detalhe: ele não sabia que a idéia dele era tão brilhante antes de colocá-la em prática.

Normalmente idéias brilhantes na cabeça não são tão brilhantes no mundo real. E idéias que achamos simples demais para dar certo muitas vezes se tornam brilhantes quando colocadas em prática. É verdade.

O quê fazer então?

Coloque uma idéia muito simples em prática.

Das 4815162342 idéias que você tem na cabeça, escolha uma (em poucos segundos) e coloque-a no papel.

Esse é o primeiro passo. Escrever sobre a idéia. Explique-a para si mesmo. Visualize a idéia sendo realidade e descreva a vida real dessa idéia.

Depois vem o segundo passo. Colocar a mão na massa. Aliás, colocar as mãos, os pés, a cabeça, o coração, os pulmões, rins, estômago, alma… Simplesmente baixe a cabeça para você mesmo e faça. Tire a idéia do papel e faça acontecer de verdade.

  • Não olhe para o lado;
  • Não pense nas outras idéias;
  • Não desfocalize;
  • Não descanse.

Não pare até que esteja 101% pronto. Mesmo que a idéia poderia melhorar. Não. Vá até o fim conforme você escreveu. Deixe as correções para o final. Tire uma semana inteira e um final de semana inteiro para terminar o projeto (se levar mais que isso seu projeto é complexo demais, escolha outro e deixe esse para depois). Mas nem pense em desistir.

No final dessa maratona, você não terá apenas um projeto completado, você terá sua experiência fortalecida. Projetos realizados contam experiência, idéias não.

Ter idéias brilhantes é fácil. Difícil é saber que elas são brilhantes. Isso só se aprende com a experiência de colocar idéias em prática.

Thomas Eddison já sabia disso há décadas atrás, quando disse “O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. A Nike já sabia disso há décadas atrás, quando adotou o slogan “Just do it!”.

Pense nisso. Aliás, não pense, faça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário